Skip to main content
escova de dentes itajai


Você já sentiu dúvidas na hora de escolher a sua escova de dentes?

Com tantas opções na hora de escolher, acabamos deixando essa decisão importante de lado e pegando a primeira que vemos pela frente. Esse é um erro gravíssimo, a escolha da escova de dentes é uma decisão muito importante que influencia diretamente em sua saúde bucal e deve ser feita com muita atenção e cuidado.

Quer descobrir qual a escova dental ideal para você? Separamos algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor opção de acordo com suas necessidades bucais.
 
– Formato da Escova
Pode passar despercebido por muitos, mas o formato da escova é fundamental para definir uma boa higiene. Busque sempre por opções de formato com cabeça pequena, arredondada e cerdas macias, esses formatos conseguem alcançar todos os espaços e remover o acúmulo de placa bacteriana sem ferir as gengivas ou desgastar o esmalte dentário. É o formato de escova ideal para pacientes que ainda possuem os sisos ou a abertura da boca limitada.

– Repare nas cerdas
Quem pensa que as cerdas de todas as escovas são iguais está muito enganado! As cerdas são responsáveis por varrer toda a sujeira dos seus dentes, sendo recomendado muitas vezes as com cerdas mais macias que ajudam na remoção do acúmulo de placa bacteriana e restos de alimentos dos dentes e gengiva, por serem macias elas não machucam o tecido gengival ou desgastam o esmalte dentário.
Mas fique atento: No caso do seu sorriso ser composto por uma prótese dentária, a higiene deve ser realizada com uma escova de cerdas mais duras.

– Consulte sempre um profissional
A melhor maneira de tomar a decisão de escolha da escova de dente, sem errar, é consultando quem mais entende do assunto, sua clínica odontológica.


Apenas um profissional poderá indicar a melhor escova de dentes para o seu caso e ter a confiança que você está utilizando a escova correta para os seus dentes faz toda a diferença.
Lembre-se que apenas o dentista poderá retirar suas dúvidas sobre higiene bucal, escovação e cuidados diários.

Agora que você já sabe algumas dicas para lhe auxiliar na hora de escolher a escova de dentes, lembre-se que a escova é um acessório indispensável para garantir uma boa saúde bucal.
 
Então é importante lembrar também que a troca da escova de dentes deve ocorrer, pelo menos, a cada três meses, ou quando a escova apresentar sinais de desgaste. Pois manter a mesma escova por períodos maiores, faz com que sua escovação se torne ineficaz, devido à deformação das cerdas e ao acúmulo de bactérias.