Skip to main content

A importância da alimentação para a sua recuperação

O pós-operatório é o período de tempo entre o término da cirurgia e a plena recuperação clínica do paciente. É uma das etapas mais importantes para o sucesso da cirurgia, a alimentação deve ser feita com muita cautela nesse processo.

Nos sete dias que sucedem o procedimento, a dieta deve ser diferenciada. Iniciando com uma dieta líquida (gelados ou frios), nos primeiros três dias e após isso, nos próximos quatro dias, partindo para uma dieta pastosa (frios ou mornos).

Atenção: Não consumir preparações à base de alimentos ácidos (kiwi, laranja, abacaxi, limão), nesse primeiro momento do pós-cirúrgico.

Aliás, nessa fase pós procedimento, o sorvete gelado está liberado! Pode aproveitar à vontade e adicionar em todas as refeições.

Pensando na dificuldade de muitos pacientes em encontrar receitas para consumir nesse período, a Lumière Odontologia, a sua clínica em Itajaí, trouxe algumas receitas rápidas e dicas práticas para inserir na alimentação pós-operatória, visando seu conforto e cuidado.

ATENÇÃO: Este cardápio é apenas um exemplo, e não uma recomendação. A quantidade de alimento varia de pessoa para pessoa, consulte um nutricionista para obter um cardápio adequado às suas necessidades. 

Sopa Fria de Legumes e Iogurte



Ingredientes
3 batatas inglesa
2 cenouras
1 abobrinha
1/2 cebola
1 dente de alho
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
2 folhas de louro
1 pote de iogurte natural (sem açúcar) – congelar em cubos usando uma forminha de gelo
salsinha e cebolinha fatiada a gosto para servir
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Junte o alho, a folha de louro e mexa por 1 minuto para perfumar.
Junte a seleta de legumes e regue com a água. Tempere com sal, pimenta e deixe em fogo médio até ferver; abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Transfira a sopa para uma tigela e deixe amornar antes de levar para esfriar completamente na geladeira.
Descarte as folhas de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Junte os cubos de iogurte congelados e bata até ficar lisa. Prove e ajuste o sal e a pimenta, sirva a seguir com cebolinha fatiada.

Dica
Prepare a sopa com antecedência e deixe na geladeira. Bata com o iogurte congelado apenas na hora de servir. Quanto mais gelada mais gostosa ela fica!

Vichyssoise – sopa fria de alho poró

A clássica vichyssoise é servida fria e tem um sabor suave que certamente vai conquistar você.

Ingredientes
2 batatas

2 talos de alho-poró
1 cebola
1,5 litro de caldo de frango
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
sal e pimenta-do-reino moída na hora
cebolinha francesa fatiada a gosto
creme de leite fresco gelado a gosto para servir

Modo de Preparo
1. Lave, descarte as folhas e corte a parte branca do alho-poró em rodelas finas. Descasque e pique fino a cebola.

2. Lave e descasque as batatas. Sobre um prato (ou assadeira pequena) passe as batatas na parte fina do ralador – assim elas desmancham ao cozinhar e engrossam a sopa. Reserve as batatas raladas com o líquido.
3. Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Assim que derreter, acrescente a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos até ficar bem murcha. Junte o alho-poró e refogue por mais 3 minutos, até murchar.
4. Regue com o caldo de frango, acrescente as batatas raladas (com o líquido) e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e aumente o fogo para alto. Deixe cozinhar até ferver.
5. Assim que ferver, diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por 30 minutos, até a sopa engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
6. Desligue o fogo e transfira a sopa para uma tigela. Leve para a geladeira e deixe por, no mínimo, 40 minutos para esfriar.
7. Na hora de servir, retire a sopa da geladeira e misture ½ xícara (chá) de creme de leite fresco. Divida em 4 pratos fundos (ou tigelas) e salpique com cebolinha francesa fatiada. Sirva a seguir com creme de leite fresco gelado a gosto.

Para apresentação
Reserve a metade de um alho-poró e corte, no sentido do comprimento, em tiras finas. Refogue as tiras com azeite até ficarem bem douradas e sirva sobre a sopa.

Sopa Fria de Batata

dieta-sopa-gelada

Essa sopa deliciosa é servida fria e tem um sabor suave, perfeita para inserir na dieta líquida, pós-operatória.

Ingredientes

 1 talo de alho poró em rodelas
1 colher (sopa) de manteiga 
2 xícaras (chá) de água quente 
1 cubo de caldo de galinha
2 batatas picadas 
Sal (a gosto)
1 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo baixo, refogue o alho poró na manteiga até amaciar. Acrescente a água, o caldo de galinha, a batata e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até a batata amaciar. Retire do fogo, deixe amornar e bata no liquidificador até ficar cremoso. Coloque em uma tigela e tempere com sal. Acrescente metade do creme de leite, misture bem e leve à geladeira por 2 horas. Retire da geladeira, junte o restante do creme de leite e misture. 

A sopa deve ser consumida logo após retirar da geladeira e não deve ser aquecida.

Purê de Abóbora Cabotia



Nesta receita deliciosa, para dieta pastosa, você encontra esses dois alimentos nutritivos e gostosos juntinhos. Perfeito para lhe acompanhar no pós-operatório. Confira:

Ingredientes
 1 abóbora cortada em pedaços médios
 ½ cebola grande picada
 4 dentes de alho
 1 colher de sopa rasa de manteiga, azeite ou óleo de coco
 ½ colher de chá de noz moscada
 Gengibre ralado, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a abóbora até que fique com a textura macia e amasse. Reserve. Refogue em uma panela separada a cebola e o alho e depois misture a abóbora amassada. Adicione o sal e os temperos ao seu gosto e, em fogo baixo, mexa até ficar no ponto desejado. Se necessário, pode adicionar leite, ou bater a mistura no liquidificador ou mixer. Bom apetite!

Manjar Branco Cremoso

Nesta versão bem cremosa, a clássica sobremesa não vai para a fôrma de pudim. Ela é servida em copos ou tacinhas, com a tradicional calda de ameixa.


Ingredientes
1 litro de leite
¾ de xícara (chá) de leite de coco (cerca de 200 ml) de preferência caseiro
½ xícara (chá) de açúcar
⅓ de xícara (chá) de amido de milho

Modo de Preparo
Numa caçarola média, misture o leite com o açúcar e leve ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, dissolva o amido no leite de coco. Assim que o leite ferver, junte o amido dissolvido com o leite de coco e misture bem com um batedor de arame. Diminua o fogo para médio e continue mexendo até engrossar por cerca de 5 minutos – a consistência é de um mingau grosso. Distribua o creme em copos (ou tacinhas) sem completar todo o volume – deixe cerca de ⅓ livre para colocar a calda. Leve para a geladeira por, no mínimo, 4 horas para firmar (se preferir faça na noite anterior). Enquanto isso, prepare a calda.

Para Calda
Ingredientes
300 g de ameixa seca
2 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
1 canela em rama
3 anis-estrelados

Modo de Preparo
Numa panela pequena, junte a água com o açúcar e misture para dissolver. Acrescente a ameixa, a canela e o anis. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 10 minutos, até formar uma calda fina e as ameixas ficarem macias. Transfira a calda para uma tigela (ou compoteira) e deixe esfriar em temperatura ambiente (se estiver fazendo no dia anterior, depois de fria, cubra com filme e leve para geladeira). Na hora de servir, retire os copos com o manjar da geladeira, e coloque um pouco da calda com ameixas sobre cada um.

Smoothie de Iogurte e frutas

Ingredientes

300m de Iogurte natural;
 Fruta da sua preferência (indicamos: manga, banana, morango, pêssego, maçã)
 Três cubos de gelo;
 Stévia ou sucralose (3 gotas – opcional).

Modo de preparo

Adicione os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso. 

Fácil né?! Fica uma delícia e você pode consumir logo após o preparo.

Esperamos que essas receitas ajudem a dar sabor para o seu pós-operatório, mas nã esqueça:

O ideal é que o paciente retorne ao consultório sete dias após o procedimento, para remover os pontos e verificar a cicatrização. Aguardamos a sua visita!